Broquéis: Romance

⭐⭐⭐

Broquéis: Romance

Cruz e Sousa

Quero este livro!

Resumo do livro 🤔

Logo abaixo disponibilizamos um breve resumo do livro Broquéis: Romance para que você tenha uma idéia do assunto do qual ele trata. Se rolar a página você terá a oportunidade de fazer a leitura online.

Broquéis é o livro de estreia do poeta simbolista brasileiro João da Cruz e Sousa, publicado originalmente em 1893.

A obra é composta por 54 poemas, sendo marcada pela influência de Baudelaire, que traz o mal como algo belo.

Neste livro, Cruz e Souza utiliza uma linguagem mais erudita, fazendo todo um jogo de palavras. Usa a cor branca para representar a espiritualidade, além de elementos vagos. A todo tempo deseja o espiríto, mas perde a espiritualidade com o elemento material.

Resumen : Broquéis é um livro de poesia maior. O Simbolismo nele refulge na sua linguagem colorida, exótica e vigorosa; na abstração vaga e diluída de toda a materialidade; na imprecisa mas dominante tendência mística, envolvendo todo um vocabulário litúrgico; na linguagem figurada, constantemente fórica, de aliterações e sinestesias; na crescente musicalidade que emana de seus versos. São poemas simbolistas, mas poemas carregados de sentimento e de vivências vigorosas. Poemas que identificam a tortura existencial do poeta, totalmente dedicado à criação poética.
Se em 'Broquéis' predominam os sonetos, integram 'Faróis' menos sonetos e mais poemas longos. Se no livro anterior já emergia a concepção dramática da vida, em 'Faróis' se intensifica esse senso trágico da existência atingindo níveis de morbidez e satanismo. Conscientiza-se o poeta cada vez mais do seu em paredamen

Extrato : Visões, salmos e cânticos serenos,
Surdinas de órgãos flébeis, soluçantes...
Dormências de volúpicos venenos
Sutis e suaves, mórbidos, radiantes...
Infinitos espíritos dispersos,
Inefáveis, edênicos, aéreos,
Fecundai o Mistério destes versos
Com a chama ideal de todos os mistérios.
Do Sonho as mais azuis diafaneidades
Que fuljam, que na Estrofe se levantem
E as emoções, sodas as castidades
Da alma do Verso, pelos versos cantem.
Que o pólen de ouro dos mais finos astros
Fecunde e inflame a rime clara e ardente...
Que brilhe a correção dos alabastros
Sonoramente, luminosamente.
Forças originais, essência, graça
De carnes de mulher, delicadezas...
Todo esse eflúvio que por ondas passe
Do Éter nas róseas e áureas correntezas...
Cristais diluídos de clarões alacres,
Desejos, vibrações, ânsias, alentos,
Fulvas vitórias, triunfamentos acres,
Os mais estranhos estremecimentos...

Biografia : João da Cruz e Sousa (Nossa Senhora do Desterro, 24 de novembro de 1861 — Curral Novo, 19 de março de 1898) foi um poeta brasileiro.

Com a alcunha de Dante Negro ou Cisne Negro, foi um dos precursores do simbolismo no Brasil.

Segundo Antonio Candido, Cruz e Sousa foi o "único escritor eminente de pura raça negra na literatura brasileira, onde são numerosos os mestiços"...

Filho dos escravos alforriados Guilherme da Cruz, mestre-pedreiro, e Carolina Eva da Conceição, João da Cruz desde pequeno recebeu a tutela e uma educação refinada de seu ex-senhor, o marechal Guilherme Xavier de Sousa - de quem adotou o nome de família, Sousa. A esposa de Guilherme Xavier de Sousa, Dona Clarinda Fagundes Xavier de Sousa, não tinha filhos, e passou a proteger e cuidar da educação de João. Aprendeu francês, latim e grego, além de ter sido discípulo do alemão Fritz Müller, com quem aprendeu Matemática e Ciências Naturais.

Em 1881, dirigiu o jornal Tribuna Popular, no qual combateu a escravidão e o preconceito racial. Em 1883, foi recusado como promotor de Laguna por ser negro. Em 1885, lançou o primeiro livro, Tropos e Fantasias em parceria com Virgílio Várzea. Cinco anos depois foi para o Rio de Janeiro, onde trabalhou como arquivista na Estrada de Ferro Central do Brasil, colaborando também com diversos jornais. Em fevereiro de 1893, publicou Missal (prosa poética baudelairiana) e em agosto, Broquéis (poesia), dando início ao simbolismo no Brasil que se estende até 1922. Em novembro desse mesmo ano casou-se com Gavita Gonçalves, também negra, com quem teve quatro filhos, todos mortos prematuramente por tuberculose, levando-a à loucura...

Faça a leitura online 📖

Aqui você tem a opção de ler online o livro, além de também comprar a versão de papel caso tenha interesse. Utilize o botão "LEIA AGORA" (que está abaixo da capa do livro 👇) ou clique direto na capa do livro abaixo para iniciar a leitura.

* Se você gostou, sugerimos que apoie o trabalho do autor e adquira o livro. Para isso, clique no botão comprar. Se curtiu a leitura, por favor, compartilhe.

Setas indicando botão de compra

Comprar na AmazonComprar na Amazon

Visão Geral em PDF

Baixe aqui um apanhado geral sobre o livro Broquéis: Romance em PDF e distribua para quem você acha que gostaria de conhecer esta obra. O download está disponível para todos de forma gratuita.

Incorpore este livro ao seu site ou blog!

Copie e cole o código abaixo (como HTML) no seu site/blog para inserir uma caixa que aponta para informações do livro:

Vai ficar assim:

Outros livros de Cruz e Sousa para ler online 📚

Além deste livro que você está lendo, Cruz e Sousa tem outros 24 livros cadastrados conosco. Veja aqui os outros livros do(a) autor(a), exibidos por ordem de preferência dos usuários.

Livro Formas e coloridos Formas e coloridos
Livro Missal Missal
Livro Últimos Sonetos Volume I Últimos Sonetos Volume I
Livro Broquéis Broquéis
Livro Broquéis Broquéis
Livro Últimos Sonetos Últimos Sonetos
Livro Obras de Cruz e Sousa Obras de Cruz e Sousa
Livro Joias da Literatura Brasileira - Volume 2: Faróis e Broquéis Joias da Literatura Brasileira - Volume 2: Faróis e Broquéis
Livro Últimos Sonetos (Ilustrado) (Literatura Língua Portuguesa Livro 1) Últimos Sonetos (Ilustrado) (Literatura Língua Portuguesa Livro 1)
Livro Evocações (Ilustrado) (Literatura Língua Portuguesa Livro 1) Evocações (Ilustrado) (Literatura Língua Portuguesa Livro 1)
Livro Missal Missal
Livro O Livro Derradeiro (Ilustrado) (Literatura Língua Portuguesa 1) O Livro Derradeiro (Ilustrado) (Literatura Língua Portuguesa 1)
Livro Broqueis (Ilustrado) (Literatura Lingua Portuguesa Livro 1) Broqueis (Ilustrado) (Literatura Lingua Portuguesa Livro 1)
Livro Evocações (Annotated) Evocações (Annotated)
Livro Broquéis Broquéis
Livro Missal (Ilustrado) (Literatura Língua Portuguesa Livro 1) Missal (Ilustrado) (Literatura Língua Portuguesa Livro 1)
Livro Tropos e Fantasias (C/ Virgílio Várzea) (Ilustrado) (Literatura Língua Portuguesa Livro 1) Tropos e Fantasias (C/ Virgílio Várzea) (Ilustrado) (Literatura Língua Portuguesa Livro 1)
Livro Histórias simples Histórias simples
Livro Faróis (Ilustrado) (Literatura Língua Portuguesa Livro 1) Faróis (Ilustrado) (Literatura Língua Portuguesa Livro 1)
Livro Formas e coloridos Formas e coloridos

Aprenda a ler de forma eficiente!

Livro grátisGratuito no Kindle Unlimited

Conheça os pontos fundamentais para uma leitura eficiente, sem apelar para técnicas mágicas ou métodos extravagantes.

A ideia é ajudar você a refletir sobre o seu estilo de leitura e como é possível adaptá-lo para melhorar usando técnicas simples e de fácil aplicação.

Leia agora! →