Logo abaixo disponibilizamos um breve resumo do livro Estrela da tarde para que você tenha uma idéia do assunto do qual ele trata. Se rolar a página você terá a oportunidade de fazer a leitura online.
Estrela da tarde é livro da maturidade, obra crepuscular publicada em 1960, quando Manuel Bandeira já superara a casa dos setenta anos, começava a meditar com mais profundidade na passagem desta vida para o outro lado do mistério e se mostrava convicto de ter cumprido bem a difícil missão de viver. Não e de se estranhar, pois, a presença mais ou menos obsessiva da morte, saudada com reverencia, conformismo e curiosidade.
"O meu dia foi bom, pode a noite descer,/ (A noite com os seus sortilégios)", sintetiza Bandeira no poema "Consoada". Mas, enquanto a "indesejada das gentes" não vem, o poeta deixa- se absorver, ainda uma vez, por motivos permanentes de sua obra, a paixão pela musica, compondo uma "Letra para Heitor dos Prazeres" musicar, o amor, a amizade fraternal que o leva a cantar amigos perdidos, Mario de Andrade e Jayme Ovalle, o que, de certa forma, realça ainda mais a presença da morte. Símbolo da vida e da arte literária, revelando a paixão do poeta pela tradição, o soneto ocupa um lugar especial nesta coleção de poemas, atestando o virtuosismo inigualável do sonetista "com o seu malicioso esplendor simbólico- parnasiano" (Ledo Ivo), um dos maiores da língua. Basta ler "Mal sem mudança" e "Sonho branco".
Ao lado da tradição, o poeta se arrisca em tentadoras experiências na mais radical corrente poética da época: o concretismo. Os seis poemas concretos do livro demonstram a lucidez e a curiosidade vivíssima do poeta. Estrela da tarde, com sua preocupação pela morte, simbolicamente se contrapõe a plenitude de vida de Estrela da manhã, encerrando um ciclo de extraordinária forca criadora, com o poeta purificado em espírito, esperançoso de uma vida mais alta: "Sou nada, e entanto agora/ Eis me centro finito/ Do circulo infinito/ De mar e céus afora./ - Estou onde esta Deus".
Ponto luminoso da arte de Manuel Bandeira, esta coletânea de versos foi publicada oito anos antes de sua morte em 1968. Com sua capacidade de exprimir coisas difíceis através das palavras mais singelas, este livro é um abraço do poeta que nos aproxima dos limites do que já não pode ser dito e que a luz das estrelas não nos deixa esquecer.
Aqui você tem a opção de ler online o livro, além de também comprar a versão de papel caso tenha interesse. Utilize o botão "LEIA AGORA" (que está abaixo da capa do livro 👇) ou clique direto na capa do livro abaixo para iniciar a leitura.
* Se você gostou, sugerimos que apoie o trabalho do autor e adquira o livro. Para isso, clique no botão comprar. Se curtiu a leitura, por favor, compartilhe.
Baixe aqui um apanhado geral sobre o livro Estrela da tarde em PDF e distribua para quem você acha que gostaria de conhecer esta obra. O download está disponível para todos de forma gratuita.
Copie e cole o código abaixo (como HTML) no seu site/blog para inserir uma caixa que aponta para informações do livro:
Vai ficar assim:
Além deste livro que você está lendo, Manuel Bandeira tem outros 8 livros cadastrados conosco. Veja aqui os outros livros do(a) autor(a), exibidos por ordem de preferência dos usuários.
![]() |
Itinerário de Pasárgada |
![]() |
Estrela da manhã |
![]() |
A cinza das horas |
![]() |
Berimbau e outros poemas |
Separamos algumas categorias de livros gratuitos para que você possa baixar.
Conheça os pontos fundamentais para uma leitura eficiente, sem apelar para técnicas mágicas ou métodos extravagantes.
A ideia é ajudar você a refletir sobre o seu estilo de leitura e como é possível adaptá-lo para melhorar usando técnicas simples e de fácil aplicação.