Carlos Nogueira
Quero este livro!Logo abaixo disponibilizamos um breve resumo do livro Introdução ao Cancioneiro Narrativo Tradicional (Introdução aos Géneros da Literatura Oral, Popular e Tradicional Livro 1) para que você tenha uma idéia do assunto do qual ele trata. Se rolar a página você terá a oportunidade de fazer a leitura online.
Na literatura oral e tradicional portuguesa, as cantigas narrativas são um género relativamente recente de vasta circulação, rico em quantidade e em propostas de análise. Escasseiam os estudos, mas dispomos de um grande número de versões desta poesia narrativo-dramática, destacando-se os acervos editados por Manuel da Costa Fontes, Maria Aliete Dores Galhoz e Maria da Ascensão Gonçalves Carvalho Rodrigues. Proveitosa tem sido também a nossa recolha de campo em Baião (concelho do distrito do Porto), como já mostrámos, em 2003, no Cancioneiro Narrativo de Baião (2.ª ed. revista, 2011).
Os textos mais antigos, que remontam aos finais do século XVIII, inícios do século XIX, resultam de composições cuja matriz é, sem dúvida, a do Romantismo. De origem romântica ou post-romântica culta comprovada, em que entram nomes como Soares de Passos, Alexandre Herculano, Luís Augusto Palmeirim, Antero de Quental, Júlio Dinis e João de Deus, são as cantigas narrativas A Órfã, Num Povo d’além da Serra, A Cabreira, A Noiva do Rei de Inglaterra, A Orfãzinha, “Jesus” Pobrezinho e Afonso e Angelina .
As cantigas narrativas, outrora difundidas por cantores populares e cegos pedintes, geradas umas em centros urbanos, outras em zonas rurais, são um género oral ainda relativamente vivo.
Fixadas em manuscritos, em manuais escolares ou impressos de uso popular compostos para acomodar e divulgar este género literário, por vezes descendentes de obras literárias consagradas, as cantigas narrativas transmitem-se sobretudo através da memória colectiva (memória formada pelo conjunto das inúmeras memórias individuais), nas comunidades ibéricas, no Brasil, na América Latina e em comunidades dos Estados Unidos e do Canadá resultantes da emigração peninsular.
Neste livro, que inclui uma colectânea de cantigas narrativas, muitas das quais recolhidas no terreno pelo autor, desenvolve-se uma análise das formas e dos conteúdos deste género.
Aqui você tem a opção de ler online o livro, além de também comprar a versão de papel caso tenha interesse. Utilize o botão "LEIA AGORA" (que está abaixo da capa do livro 👇) ou clique direto na capa do livro abaixo para iniciar a leitura.
* Se você gostou, sugerimos que apoie o trabalho do autor e adquira o livro. Para isso, clique no botão comprar. Se curtiu a leitura, por favor, compartilhe.
Baixe aqui um apanhado geral sobre o livro Introdução ao Cancioneiro Narrativo Tradicional (Introdução aos Géneros da Literatura Oral, Popular e Tradicional Livro 1) em PDF e distribua para quem você acha que gostaria de conhecer esta obra. O download está disponível para todos de forma gratuita.
Copie e cole o código abaixo (como HTML) no seu site/blog para inserir uma caixa que aponta para informações do livro:
Vai ficar assim:
Além deste livro que você está lendo, Carlos Nogueira tem outros 6 livros cadastrados conosco. Veja aqui os outros livros do(a) autor(a), exibidos por ordem de preferência dos usuários.
![]() |
Cancioneiro Popular de Baião - II |
![]() |
As Rimas Infantis Portuguesas |
Separamos algumas categorias de livros gratuitos para que você possa baixar.
Conheça os pontos fundamentais para uma leitura eficiente, sem apelar para técnicas mágicas ou métodos extravagantes.
A ideia é ajudar você a refletir sobre o seu estilo de leitura e como é possível adaptá-lo para melhorar usando técnicas simples e de fácil aplicação.