Logo abaixo disponibilizamos um breve resumo do livro Sabedoria Espiritual: A Estrutura do Conhecimento para que você tenha uma idéia do assunto do qual ele trata. Se rolar a página você terá a oportunidade de fazer a leitura online.
Ao escrever este livro demorei imenso tempo para selecionar um título. Sabia o que queria escrever mas não fazia a mínima ideia de como chamar ao conjunto de textos que viriam a formar esta obra. O título Sabedoria Espiritual foi o primeiro a surgir-me na mente. Isto porque, em certa medida, tudo o que o que é abordado toca de alguma forma este assunto.
Ao longo de mais de doze anos a acumular conhecimentos relacionados com as dificuldades na aprendizagem fui aprofundando esta área cada vez mais e de diferentes formas, meios e experiências. Mas mais do que isso, fui observando as reações dos meus próprios alunos (tanto em contexto escolar como particular) e aprendendo com elas. Quanto mais os ajudava e quanto mais analisava os seus problemas mais me aproximava de uma verdade irrefutável – não existe uma verdadeira separação na análise da realidade. Todos os assuntos se combinam para formar uma estrutura única.
Num plano geral, poder-se-á dizer que não existe separação entre o que se define por espiritualidade e ciência. A verdade sobre os mecanismos de funcionamento do mundo é independente das crenças dos seres humanos e respetivas teorias.
Ainda assim, o percurso que tomei foi o que seria de prever em termos lógicos. Iniciei-me com os conhecimentos baseados em estudos científicos e fui-me dirigindo a partir daí em função do que os alunos apresentavam.
Cedo percebi que todo o problema da aprendizagem tem uma base a nível psíquico que o justifica. O entendimento sobre a realidade e a forma como o sujeito a organiza a nível interno definem o seu sucesso na análise daquilo que esta providencia (nomeadamente quando pretende estudar algo). Esta organização, por sua vez, é criada a partir de emoções, as quais refletem a experiência do sujeito com a mesma realidade.
Todo e qualquer ser humano define e cria a sua própria realidade em função das suas emoções. Ou seja, não importa tanto o que se faz como o que se sente.
Toda a ação parte de emoções e é neste princípio que reside a chave para a mudança se alguma quisermos ajudar alguém a alterar os seus comportamentos redirecionando-se para o sucesso.
Tal situação pressupõe a ajuda no analisar, reformular, reorganizar e reformar as emoções, para que estas alterem o pensamento e daí surja a mudança na atitude e, em consequência disso, o sucesso.
E qual a origem do sentido residente nas emoções? Curiosamente, quanto mais analisava as emoções dos alunos, principalmente nas crianças, deparava-me com um facto interessante, que é nem sempre estas emoções possuírem uma justificação racional.
Se observarmos as crianças, podemos facilmente perceber como frequentemente tendem a replicar as atitudes dos adultos em seu redor. Mas, ao trabalhar com muitas crianças na faixa dos cinco e seis anos, notei outro pormenor relevante: existem muitos comportamentos inatos e inspirados.
Ao utilizar o termo inato, refiro-me a tendências previsíveis no âmbito do desenvolvimento humano, no modo como se analisa a realidade. Mas o termo inspirado é aqui aplicado às tendências comportamentais que pressupõem conhecimento de vida, sem que ela tenha sido vivida o suficiente para isso.
Não é fácil de detetar tais características porque quase ninguém dá importância ao assunto. No entanto, não se pode descurar o facto de muitas vezes as crianças apresentarem comportamentos aprendidos sem uma explicação lógica. E isso verifica-se essencialmente na forma como coordenam a comunicação, ainda que com palavras oriundas de um léxico gramatical restrito.
O facto de possuir experiência vasta e significativa no campo da religião e outros contextos associados permitiu-me por à prova este facto. E o que constatei foi um encaixe perfeito. Ou seja, se partirmos do pressuposto de que a criança é um espírito em reconhecimento (e não aprendizagem) podemos mais facilmente chegar até às suas emoções e compreendê-las.
Aqui você tem a opção de ler online o livro, além de também comprar a versão de papel caso tenha interesse. Utilize o botão "LEIA AGORA" (que está abaixo da capa do livro 👇) ou clique direto na capa do livro abaixo para iniciar a leitura.
* Se você gostou, sugerimos que apoie o trabalho do autor e adquira o livro. Para isso, clique no botão comprar. Se curtiu a leitura, por favor, compartilhe.
Baixe aqui um apanhado geral sobre o livro Sabedoria Espiritual: A Estrutura do Conhecimento em PDF e distribua para quem você acha que gostaria de conhecer esta obra. O download está disponível para todos de forma gratuita.
Copie e cole o código abaixo (como HTML) no seu site/blog para inserir uma caixa que aponta para informações do livro:
Vai ficar assim:
Além deste livro que você está lendo, Daniel Marques tem outros 39 livros cadastrados conosco. Veja aqui os outros livros do(a) autor(a), exibidos por ordem de preferência dos usuários.
Separamos algumas categorias de livros gratuitos para que você possa baixar.
Conheça os pontos fundamentais para uma leitura eficiente, sem apelar para técnicas mágicas ou métodos extravagantes.
A ideia é ajudar você a refletir sobre o seu estilo de leitura e como é possível adaptá-lo para melhorar usando técnicas simples e de fácil aplicação.