Logo abaixo disponibilizamos um breve resumo do livro O SABER SIGNIFICANTE: Em Jacques Lacan para que você tenha uma idéia do assunto do qual ele trata. Se rolar a página você terá a oportunidade de fazer a leitura online.
Apresentação
As teorias de aprendizagem atravessadas pela psicanálise de orientação lacaniana. Este é o tema geral desse livro. Uma nova maneira de lidar com a formação de educadores. Uma outra forma de lidar com a educação. A busca de uma transmissão viva.
No ensino tradicional, revela Buchvitz, o sujeito fica preso à palavra e ao gesto do Outro. Podendo emergir uma adesão de tal forma estruturada, que acabe levando o aluno a se colar às palavras e gestos daquele que ensina. O aluno como objeto e não sujeito. O aluno como cópia e repetição do professor.
As principais teorias pedagógicas são passadas a limpo. Os lugares do professor e do aluno são analisados. São vistos em relação a como estruturam cada um dos processos de transmissão. Da abordagem tradicional à Psicanálise lacaniana.
Buchvitz investiga de que maneira estas abordagens podem propiciar ou não um novo olhar aos educadores e aos alunos. Encontra uma resposta mais profunda quando se vê frente à Psicanálise de Orientação Lacaniana. Encontra ali uma nova contribuição.
Estamos frente ao incomensurável. Estamos frente ao real.
Embora o homem teorize sobre as suas ações há sempre algo que escapa, algo que ele não consegue chegar, algo que ele não consegue dizer. Lacan vai dizer que a verdade sempre aparece como uma meia verdade. Nós só conseguimos dizê-la ater certo ponto.
Para chegar até lá é preciso superar a crença que aquilo que nós nomeamos como sendo o real é o real. É preciso perceber que estamos sempre lidando com um real de uma outra ordem. Vemos-nos sempre ao imprevisto. Frente ao que continuamente se transforma.
Paulo Arthur acreditou que isso fosse possível. O que mudou? Revelou-se que o saber não está apenas do lado do professor, do lado do texto. O saber está do lado do aluno, através da construção que ele irá estabelecer, ao longo do seu processo de formação.
Este livro traz a reflexão de uma vida. Uma vida de dedicação à causa educacional, do seu trabalho docente, do seu trabalho como investigador. Uma vida que agora chama também a sua, leitor, para participar deste mundo novo de descobertas e comprometimentos. Criando o possível de um processo de transmissão melhor. Leny Magalhães Mrech - Professora Phd da Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São - FEUSP.
Texto Poético do Livro
Quando morava na roça, observava que o cantar de um galo despertava outro galo, que despertava com seu cantar outro galo e assim sucessivamente, anunciando o alvorecer.
João Cabral de Melo Neto (1996:35), no poema Tecendo a manhã, usando a metáfora dos galos, explora significantes que reforçam uma educação em que se propõe construir o processo do saber.
Tecendo a manhã
Um galo sozinho não tece uma manhã:
ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe esse grito que ele
e o lance a outro; de um outro galo
que apanhe o grito de um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzem
os fios de sol de seus gritos de galo,
para que a manhã, desde uma teia tênue,
se vá tecendo, entre todos os galos.
2
E se encorpando em tela, entre todos,
se erguendo tenda, onde entrem todos,
se entretendendo para todos, no toldo
(a manhã) que plana livre de armação.
A manhã, toldo de um tecido tão aéreo
que, tecido, se eleva por si: luz balão.
Luz balão é metáfora da liberdade, do livre saber, que se espalham como um balão subindo.
A luz-balão do saber precisa ser tecida e cruzada pelo sujeito da escuridão: o balão do significante.
Balão luz que entra pelo desconhecimento da noite, abre com seus raios iluminados, o espaço sideral da liberdade, onde cada um dos mestres soltam para o alto os seus balões nos ventos do saber.
Semelhantemente à manhã tecida pelo canto dos galos, podendo-se construir saberes inspirados em canções cantadas no despertar das alvoradas, entre aqueles que, desafiados, pela noite e pelos ventos, soltam os seus próprios balões, gritando bem alto, mais alto ainda: v
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