As Sombras do Tempo

José Antonio Martino

Quero este livro!

Resumo do livro 🤔

Logo abaixo disponibilizamos um breve resumo do livro As Sombras do Tempo para que você tenha uma idéia do assunto do qual ele trata. Se rolar a página você terá a oportunidade de fazer a leitura online.

O romance As Sombras do Tempo se inicia em setembro de 1822, na manhã em que a pequenina vila de São João de Atibaia recebeu a notícia da independência do Brasil. Pedro Amadeu Alvim, o personagem principal deste drama histórico, acha-se agora envelhecido e vive solitário em meio às lembranças do passado. Em sua juventude, amou e foi amado pela bela Ana Franco. Porém, como pertenciam a tradicionais famílias de paulistas que se odiavam, os Pires e os Camargos, foram impedidos pelos pais de se casar, revivendo em terras tupiniquins parte da famosa tragédia shakespeariana. Ironicamente, quis o destino que eles morassem em casas vizinhas na velhice, mas Pedro jamais tornou a conversar com Ana Franco, que permanecia menina em seu coração.
Naquela manhã de setembro, Pedro Amadeu Alvim acordou com o repicar dos sinos da igreja matriz e o espocar de rojões. Imaginava que havia nascido algum príncipe e dirigiu-se à barbearia do Dito Barbeiro para saber as novidades. Logo, disseram-lhe que o Brasil havia se tornado uma nação independente de Portugal. Ao receber tal notícia, seus olhos aguaram-se. Lembrara-se que, há mais de trinta anos, lutara por esta causa ao lado de tantos companheiros queridos. Quando regressou para casa naquele dia, trazendo o peito embalado pelas mais contraditórias emoções de alegria e tristeza, pois imaginava ser o único inconfidente ativo a ter sobrevivido para ver o Brasil livre, encontrou duas pessoas lhe esperando no quintal de sua casa. Dois velhos, que ele não reconheceu a princípio. Um deles era o padre Avelino, seu querido companheiro, que fizera voto de silêncio como penitência por seus terríveis pecados e que Pedro imaginava já falecido há muito. O outro... misericórdia! Calemos, por ora, a sua identidade!
O romance As Sombras do Tempo trata da inexorável passagem do tempo e tem como pano de fundo a Inconfidência Mineira. Misturando ficção com realidade, procura retratar de maneira correta e segura este período ímpar de nossa história, tentando iluminar algumas passagens obscuras do movimento e sugerindo soluções que a historiografia oficial não pode, por falta de documentos, asseverar como verdades acadêmicas.

Faça a leitura online 📖

Aqui você tem a opção de ler online o livro, além de também comprar a versão de papel caso tenha interesse. Utilize o botão "LEIA AGORA" (que está abaixo da capa do livro 👇) ou clique direto na capa do livro abaixo para iniciar a leitura.

* Se você gostou, sugerimos que apoie o trabalho do autor e adquira o livro. Para isso, clique no botão comprar. Se curtiu a leitura, por favor, compartilhe.

Setas indicando botão de compra

Comprar na AmazonComprar na Amazon

Visão Geral em PDF

Baixe aqui um apanhado geral sobre o livro As Sombras do Tempo em PDF e distribua para quem você acha que gostaria de conhecer esta obra. O download está disponível para todos de forma gratuita.

Incorpore este livro ao seu site ou blog!

Copie e cole o código abaixo (como HTML) no seu site/blog para inserir uma caixa que aponta para informações do livro:

Vai ficar assim:

Outros livros de José Antonio Martino para ler online 📚

Além deste livro que você está lendo, José Antonio Martino tem outros 6 livros cadastrados conosco. Veja aqui os outros livros do(a) autor(a), exibidos por ordem de preferência dos usuários.

Livro Histórias do Fim do Mundo Histórias do Fim do Mundo
Livro As Muito Fabulosas Aventuras do Barriga As Muito Fabulosas Aventuras do Barriga

Aprenda a ler de forma eficiente!

Livro grátisGratuito no Kindle Unlimited

Conheça os pontos fundamentais para uma leitura eficiente, sem apelar para técnicas mágicas ou métodos extravagantes.

A ideia é ajudar você a refletir sobre o seu estilo de leitura e como é possível adaptá-lo para melhorar usando técnicas simples e de fácil aplicação.

Leia agora! →