Cleberson Eduardo da Costa
Quero este livro!Logo abaixo disponibilizamos um breve resumo do livro Capitalismo, Apologia da "Vita Activa" e Dano Existencial: Dissertação de Mestrado - Coleção "Filósofos do Nosso Tempo" para que você tenha uma idéia do assunto do qual ele trata. Se rolar a página você terá a oportunidade de fazer a leitura online.
“A VIDA SEM O EXERCÍCIO DO PENSAR NÃO É SÓ POBREZA DE ESPÍRITO, UMA VEZ QUE ESPÍRITO EM FILOSOFIA SIGNIFICA IDEIA, MAS TAMBÉM ESCRAVIDÃO..." SÓCRATES DIZIA QUE "O SER QUE SÓ TRABALHA, COME, BEBE, FAZ SEXO E DORME NÃO É UM HOMEM, MAS UM ESCRAVO OU ANIMAL QUALQUER..." NIETZSCHE CERTA VEZ ESCREVEU QUE AQUELE QUE NÃO DEDICA NO MÍNIMO 3/4 DO SEU TEMPO A SI, OU SEJA, 18 HORAS, NÃO É UM SER LIVRE, MAS UM ESCRAVO.
_____
(a5, 108 p.) - Se, como dizia Sartre, filósofo existencial-humanista do séc. XX, “o homem é um projeto que só existe na medida em que o realiza”, para o existencialismo meritocrático, numa inversão de valores e princípios, “o homem só existe quando, numa disputa qualquer, vence o seu dito oponente ou inimigo, e conquista o seu chamado lugar ao sol”, sacramentando o velho, individualista e conservador ditado popular que diz: “o sol nasce para todos, mas a sombra é para poucos”.
Entretanto, paradoxalmente, como o capitalismo sobrevive e se alimenta das crises que ele mesmo fabrica por meio dos seus constantes processos de obsolescência programada (coisa que o homo faber alienado desconhece), o proletário não tem e nem nunca terá também garantias, estando sempre fadado ao desemprego, como uma espécie de mercadoria qualquer que perde qualidade e valor e que é logo substituída por outra dita mais nova e/ou melhor.
O dano existencial causado pelo capitalismo à classe excluída ou trabalhadora, nesse sentido:
1-Está representado pela ausência de projetos pessoais dos proletários ou dos jovens aspirantes a entrarem no mercado de trabalho, que passam as suas juventudes não se desenvolvendo como seres humanos integrais, mas se qualificando e requalificando ou se formatando e reformatando como se fossem objetos ou coisas, ou seja, apêndices do mundo produtivo;
2-Está representado pela subordinação, enquanto “Ser-mercadoria”, aos valores e as práticas do mundo dito capitalista;
3- Está representado como a coisificação ou frustração do homem, uma vez que, na condição de exclusão social em que nasce, o excluído não nasce livre, porque sem condições de exercer a sua dita liberdade, ou seja, ele não nasce como um que-fazer, como um ser devir, mas como possível mercadoria e/ou mão de obra barata para ser explorada (escravizada) por meio da ética antiética do sistema capitalista.
Estas, entre muitas outras, são questões centrais que, de forma epistemologicamente fundamentada, desenvolveremos e discutiremos ao longo deste trabalho.
Aqui você tem a opção de ler online o livro, além de também comprar a versão de papel caso tenha interesse. Utilize o botão "LEIA AGORA" (que está abaixo da capa do livro 👇) ou clique direto na capa do livro abaixo para iniciar a leitura.
* Se você gostou, sugerimos que apoie o trabalho do autor e adquira o livro. Para isso, clique no botão comprar. Se curtiu a leitura, por favor, compartilhe.
Baixe aqui um apanhado geral sobre o livro Capitalismo, Apologia da "Vita Activa" e Dano Existencial: Dissertação de Mestrado - Coleção "Filósofos do Nosso Tempo" em PDF e distribua para quem você acha que gostaria de conhecer esta obra. O download está disponível para todos de forma gratuita.
Copie e cole o código abaixo (como HTML) no seu site/blog para inserir uma caixa que aponta para informações do livro:
Vai ficar assim:
Além deste livro que você está lendo, Cleberson Eduardo da Costa tem outros 19 livros cadastrados conosco. Veja aqui os outros livros do(a) autor(a), exibidos por ordem de preferência dos usuários.
Separamos algumas categorias de livros gratuitos para que você possa baixar.
Conheça os pontos fundamentais para uma leitura eficiente, sem apelar para técnicas mágicas ou métodos extravagantes.
A ideia é ajudar você a refletir sobre o seu estilo de leitura e como é possível adaptá-lo para melhorar usando técnicas simples e de fácil aplicação.