Cerveja, Alemães e Juiz de Fora: A história do Polo Cervejeiro de Juiz de Fora

⭐⭐⭐

Gastronomia e Culinária

Cerveja, Alemães e Juiz de Fora: A história do Polo Cervejeiro de Juiz de Fora

Alexandre Hill Maestrini

Quero este livro!

Resumo do livro 🤔

Logo abaixo disponibilizamos um breve resumo do livro Cerveja, Alemães e Juiz de Fora: A história do Polo Cervejeiro de Juiz de Fora para que você tenha uma idéia do assunto do qual ele trata. Se rolar a página você terá a oportunidade de fazer a leitura online.

O autor resgata a história produção de cerveja em Juiz de Fora, na região da Zona da Mata de Minas Gerais no Brasil. No início do século XIX, o Brasil passavam por profundas transformações conjunturais com a chegada da Corte portuguesa em 1808, a independência do Brasil em 1822, o fim do tráfico negreiro em 1831 e o início do reinado de Dom Pedro II em 1840. Nessa época a imigração germânica foi incentivada para compensar a falta de mão de obra e várias colônias de germânicos foram instaladas no país. Juiz de Fora recebeu em 1858 mais de mil alemães e austríacos para a Colônia Dom Pedro II. Em 1861, o imigrante alemão Sebastian Kunz abria a primeira cervejaria de Minas Gerais, a Cervejaria São Pedro. O livro descreve sobre os motivos da abertura do Caminho Novo, destinado ao escoamento da produção das Minas Gerais para o Rio de Janeiro, o início da colonização da Região do Vale do Rio Paraibuna, o panorama da cultura cafeeira na região, a chegada do engenheiro alemão Heinrich Wilhelm Ferdinand Halfeld e a fundação de Juiz de Fora. O município se consolidou como um Pólo Cervejeiro com mais de 14 cervejarias históricas, que até os anos 70 encerrarem as produções. Em 1999, após a instalação da Fábrica da Mercedez-Benz no município e a chegada dos funcionários alemães, iniciou-se o segundo ciclo cervejeiro e Juiz de Fora retomou sua antiga tradição cervejeira. Hoje são mais de 130 cervejeiros caseiros associados que constituem o Pólo Cervejeiro de Juiz de Fora, dos quais 74 foram entrevistados nesse livro. No livro o leitor encontrará um mapeamento do cenário cervejeiro de Juiz de Fora e tudo mais que precisa saber para fazer verdadeiro tour pelas cervejarias da Zona da Mata Mineira. Ein Prosit à bebida Mineira!

Faça a leitura online 📖

Aqui você tem a opção de ler online o livro, além de também comprar a versão de papel caso tenha interesse. Utilize o botão "LEIA AGORA" (que está abaixo da capa do livro 👇) ou clique direto na capa do livro abaixo para iniciar a leitura.

* Se você gostou, sugerimos que apoie o trabalho do autor e adquira o livro. Para isso, clique no botão comprar. Se curtiu a leitura, por favor, compartilhe.

Setas indicando botão de compra

Comprar na AmazonComprar na Amazon

Visão Geral em PDF

Baixe aqui um apanhado geral sobre o livro Cerveja, Alemães e Juiz de Fora: A história do Polo Cervejeiro de Juiz de Fora em PDF e distribua para quem você acha que gostaria de conhecer esta obra. O download está disponível para todos de forma gratuita.

Incorpore este livro ao seu site ou blog!

Copie e cole o código abaixo (como HTML) no seu site/blog para inserir uma caixa que aponta para informações do livro:

Vai ficar assim:


Aprenda a ler de forma eficiente!

Livro grátisGratuito no Kindle Unlimited

Conheça os pontos fundamentais para uma leitura eficiente, sem apelar para técnicas mágicas ou métodos extravagantes.

A ideia é ajudar você a refletir sobre o seu estilo de leitura e como é possível adaptá-lo para melhorar usando técnicas simples e de fácil aplicação.

Leia agora! →