Rogério Figurelli
Quero este livro!Logo abaixo disponibilizamos um breve resumo do livro Collective Wisdom: the evolution of the intelligence and consciousness of people and machines para que você tenha uma idéia do assunto do qual ele trata. Se rolar a página você terá a oportunidade de fazer a leitura online.
Quando eu era muito jovem, no início da carreira, uma das maiores preocupações dos educadores — e meus pais — era em relação ao uso de calculadoras nas escolas, e como isso iria afetar a educação, uma vez que a facilidade de fazer cálculos era tanta que o tradicional método, de cálculo mental ou mesmo braçal, estava sendo ameaçado.
Mas será que hoje não vivemos uma realidade ainda mais complexa, pois, por mais paradoxal que pareça, a própria calculadora está ameaçada, quanto mais o de cálculo mental e braçal?
E essa realidade é essencialmente impactada pelo avanço da Inteligência Artificial, principalmente do Machine Learning, onde cada vez mais as máquinas fazem os cálculos e criam modelos, programas e setups para as pessoas, a ponto de uma calculadora ser, em tese, cada vez mais desnecessária, principalmente nas organizações.
Mas será que esse é um caminho correto? Será que de fato devemos terceirizar o cálculo mental e braçal?
Acredito que não, pelo menos totalmente, e, mais ainda, que existe um erro de percepção da interação de pessoas e máquinas, em termos de potencial de aprendizado e inteligência aumentada.
Assim como nossas crianças precisam aprender a fazer cálculos mentais e braçais, os profissionais precisam manter suas habilidades e domínio de processos, não atuando apenas como gestores de máquinas. Pois se não fazemos isso, perdemos o convívio com os problemas em sua essência.
Mas como fazer isso, atendendo o paradoxo de ser mais produtivo, sem perder a essência do conhecimento?
Simples, tanto em sua vida pessoal, como nas organizações, me parece que o ideal é manter células de aprendizado onde a inteligência e aprendizado das pessoas seja tão valorizado como o das máquinas.
Pois se deixarmos apenas as máquinas fazerem o que elas fazem melhor que as pessoas, em breve perderemos a essência lógica de muitas coisas, por falta de prática e experiência, correndo o risco de perder o elo de evolução de muitas coisas.
Além disso, corremos o mesmo risco das crianças de perder a essência do conhecimento, dependendo cada vez mais de outros -- inclusive das máquinas -- para tomar decisões, o que pode nos conduzir ao que não raro acontece na área de computação: a volta ao passado, para corrigir os erros do presente.
Na verdade, considero que mais relevante que pensarmos na inteligência individual, é pensarmos na evolução da inteligência coletiva para o que defino nesse livro como sabedoria coletiva.
E a sabedoria coletiva, como veremos nesse livro, é a base para a nossa evolução, coletiva.
Aqui você tem a opção de ler online o livro, além de também comprar a versão de papel caso tenha interesse. Utilize o botão "LEIA AGORA" (que está abaixo da capa do livro 👇) ou clique direto na capa do livro abaixo para iniciar a leitura.
* Se você gostou, sugerimos que apoie o trabalho do autor e adquira o livro. Para isso, clique no botão comprar. Se curtiu a leitura, por favor, compartilhe.
Baixe aqui um apanhado geral sobre o livro Collective Wisdom: the evolution of the intelligence and consciousness of people and machines em PDF e distribua para quem você acha que gostaria de conhecer esta obra. O download está disponível para todos de forma gratuita.
Copie e cole o código abaixo (como HTML) no seu site/blog para inserir uma caixa que aponta para informações do livro:
Vai ficar assim:
Além deste livro que você está lendo, Rogério Figurelli tem outros 130 livros cadastrados conosco. Veja aqui os outros livros do(a) autor(a), exibidos por ordem de preferência dos usuários.
Separamos algumas categorias de livros gratuitos para que você possa baixar.
Conheça os pontos fundamentais para uma leitura eficiente, sem apelar para técnicas mágicas ou métodos extravagantes.
A ideia é ajudar você a refletir sobre o seu estilo de leitura e como é possível adaptá-lo para melhorar usando técnicas simples e de fácil aplicação.