Logo abaixo disponibilizamos um breve resumo do livro Espumas Flutuantes: Versão Brasileira Atualizada para que você tenha uma idéia do assunto do qual ele trata. Se rolar a página você terá a oportunidade de fazer a leitura online.
A poesia lírica de Castro Alves, nas duas espécies principais, a amorosa e a naturalista, está representada em Espumas Flutuantes. Nesse livro, ao lado de traduções e paráfrases de Byron, Hugo, Musset, figuram também composições de caráter épico-social, como O Livro e a América, Ode ao Dous de Julho, Pedro Ivo, paradigmas do condoreirismo do poeta.
O mesmo já não acontece nos poemas em que o poeta registra êxtases e desalentos amorosos: Hebréia, Boa Noite, bem como o ciclo inspirado por Eugênia Câmara, ao qual pertencem entre outros, O Gondoleiro do Amor, Hino ao Sono, É Tarde. Em tais poemas, aparado das demasias verbais, o verso se faz sugestivo e as metáforas naturais, para expressarem a experiência amorosa em sua plenitude carnal e sentimental, plenitude que, entre os nossos românticos, Castro Alves foi o único a ostentar.
Destacam-se ainda, na pauta lírica, os momentos introspectivos de dúvida e fatalismo em face da existência (Mocidade e Morte) e, sobretudo, os de exaltação perante os espetáculos da Natureza, que, ajudado por uma sensibilidade eminentemente plástica e visual, o poeta fixou em belos quadros paisagísticos, que antecipam certa linha formal do Parnasianismo (Sub Tegmine Fagi, Aves de Arribação).
Estilo
Grandiloqüente, linguagem ornamental, pontuação abundante, escolha vocabular cuidada. Utiliza quase todas as figuras de linguagem, como: metáfora, comparações, hipérboles, assonâncias, apóstrofes. Busca a grandiosidade poética, chegando aos exageros e ao mau gosto. Um traço marcante é a oralidade e a visível intenção de dizê-la para grandes platéias.
Poesias de destaque:
1. O Gondoleiro do Amor / Laço de Fita / Sub Fegmine Fagi - Tom platônico e contemplativo
2. Adeus de Teresa / Adormecida / Boa Noite - Lírico-amorosas, tom erótico e sensual.
3. Ode ao Dous de Julho - Poesia social e crença na liberdade.
4. Jesuítas - Poesia doutrinária.
5. Mocidade e Morte / Ahasverus e o Gênio / O Hóspede / A Boa Vista - Poesias de reflexão existencial.
6. O Livro e a América - Louvor ao progresso da América
Não há métrica definida, mas prefere os versos decassílabos. As estrofes são bem livres. Suas poesias têm um lírico ascendente, cujo final é uma apoteose ou uma explosão de seus sentimentos.
Aqui você tem a opção de ler online o livro, além de também comprar a versão de papel caso tenha interesse. Utilize o botão "LEIA AGORA" (que está abaixo da capa do livro 👇) ou clique direto na capa do livro abaixo para iniciar a leitura.
* Se você gostou, sugerimos que apoie o trabalho do autor e adquira o livro. Para isso, clique no botão comprar. Se curtiu a leitura, por favor, compartilhe.
Baixe aqui um apanhado geral sobre o livro Espumas Flutuantes: Versão Brasileira Atualizada em PDF e distribua para quem você acha que gostaria de conhecer esta obra. O download está disponível para todos de forma gratuita.
Copie e cole o código abaixo (como HTML) no seu site/blog para inserir uma caixa que aponta para informações do livro:
Vai ficar assim:
Além deste livro que você está lendo, Castro Alves tem outros 28 livros cadastrados conosco. Veja aqui os outros livros do(a) autor(a), exibidos por ordem de preferência dos usuários.
Separamos algumas categorias de livros gratuitos para que você possa baixar.
Conheça os pontos fundamentais para uma leitura eficiente, sem apelar para técnicas mágicas ou métodos extravagantes.
A ideia é ajudar você a refletir sobre o seu estilo de leitura e como é possível adaptá-lo para melhorar usando técnicas simples e de fácil aplicação.