Logo abaixo disponibilizamos um breve resumo do livro AS SETE DISPENSAÇÕES DA SALVAÇÃO: E AS ALIANÇAS DE DEUS COM O HOMEM para que você tenha uma idéia do assunto do qual ele trata. Se rolar a página você terá a oportunidade de fazer a leitura online.
As Escrituras ensinam que, muito antes que Deus criasse o mundo, colocasse as estrelas no céu ou preparasse a terra para receber o homem que criara, Ele já havia tomado as medidas necessárias para a salvação da humanidade. Ela diz em Apocalipse 13.8 que “o Cordeiro de Deus“ – aquele mesmo que João Batista vira passar por ele e dissera “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (João 1.29), referindo-se com isto ao Cristo – já havia sido morto “antes da fundação do mundo”. Como isto era possível? Como poderia o Cordeiro de Deus já estar morto “antes da fundação do mundo” se Jesus ainda não se manifestara em carne e o homem não havia ainda pecado? É que Deus já sabia, através de sua onividência, de sua onisciência, de sua antevisão, que o homem pecaria contra Ele; que escolheria transgredir contra suas Leis ao invés de obedecê-las; que preferiria andar sozinho no mundo, sem ninguém para ficar dizendo-lhe o que fazer ou o que não fazer. Então, Ele providenciou a salvação da raça humana, muitíssimo tempo antes de sua queda espiritual vir a acontecer! Aprendemos assim que a queda do homem não pegara a Deus de surpresa, nem tampouco o sacrifício substitutivo de Cristo fora uma medida reparadora, acidental, não programada, pois quem possui o conhecimento antecipado de tudo pode providenciar a solução perfeita para todos os problemas com os quais vier a se defrontar e assim evitar o fracasso.
Mesmo sabendo que o homem poderia cair – e caiu – ainda assim Deus o criou, pois a excelência da sabedoria não está em criar um ser que não possa pecar e sim em criar um ser que possa ou não pecar, dependendo de sua vontade, de sua própria deliberação! Essa liberdade de escolha, dada à criatura, traz consigo um altíssimo preço e, tanto Deus (o Doador), quanto o homem (o receptor), tiveram de pagar caro por ela! O primeiro, tendo que ver a sua criatura rebelando-se contra Ele e levando-O a dar o seu único e amado Filho em sacrifício substitutivo a fim de tê-la de volta e, o segundo, tendo de acreditar em uma história “prá lá de inacreditável” sob o risco de ser lançado futuramente em um lugar podre, sujo, cheio de criaturas más, consideradas “o lixo do universo”, o restolho do cosmo, conhecido pelo nome de “inferno”. Se o leitor puder ler o capítulo 3 do Livro de Gênesis observará que, tão logo o homem cometeu o seu primeiro pecado, o Senhor o expulsou rapidamente do Jardim do Éden e pôs guardiões para impedir que ele tornasse àquele local sagrado. Antes de expulsá-lo, porém, o Senhor lhe prometera que do ventre de uma mulher nasceria Aquele que seria o Salvador dos homens (Gênesis 3.15). Milhares e milhares de anos se passariam até que o Salvador pudesse estar entre nós.
"Para entender a Bíblia é preciso se concentrar no que é dito, não no que não é dito. Quando Deus não informa algumas coisas é porque elas não são importantes para o que ele está querendo nos ensinar".
(Mario Persona)
Uma Dispensação (palavra grega "oikonomia"), é um período de tempo em que o homem é provado com respeito à sua obediência e alguma revelação específica da vontade divina.
"O dispensacionalismo é uma doutrina teológica e escatológica cristã que afirma que a segunda vinda de Jesus Cristo será um acontecimento no mundo físico, envolvendo o arrebatamento e um período de sete anos de tribulação, após o qual ocorrerá a batalha do Armagedon e o estabelecimento do reino de Deus na Terra".
Quanto ao uso do vocábulo nas Escrituras, o termo dispensação pode ser definido como mordomia, administração, supervisão ou direção da propriedade de outros. Isso envolve responsabilidade, prestação de contas e fidelidade por parte do mordomo. [...] Uma dispensação é fundamentalmente um acordo de mordomia, e não um período de tempo (embora esse acordo obviamente deva vigorar por certo período de tempo)[...]. Uma dispensação é basicamente o acordo envolvido, e não o tempo envolvido; uma definição apropriada terá de levar isso em consideração.
Aqui você tem a opção de ler online o livro, além de também comprar a versão de papel caso tenha interesse. Utilize o botão "LEIA AGORA" (que está abaixo da capa do livro 👇) ou clique direto na capa do livro abaixo para iniciar a leitura.
* Se você gostou, sugerimos que apoie o trabalho do autor e adquira o livro. Para isso, clique no botão comprar. Se curtiu a leitura, por favor, compartilhe.
Baixe aqui um apanhado geral sobre o livro AS SETE DISPENSAÇÕES DA SALVAÇÃO: E AS ALIANÇAS DE DEUS COM O HOMEM em PDF e distribua para quem você acha que gostaria de conhecer esta obra. O download está disponível para todos de forma gratuita.
Copie e cole o código abaixo (como HTML) no seu site/blog para inserir uma caixa que aponta para informações do livro:
Vai ficar assim:
Além deste livro que você está lendo, ZÉLIO CABRAL tem outros 31 livros cadastrados conosco. Veja aqui os outros livros do(a) autor(a), exibidos por ordem de preferência dos usuários.
Separamos algumas categorias de livros gratuitos para que você possa baixar.
Conheça os pontos fundamentais para uma leitura eficiente, sem apelar para técnicas mágicas ou métodos extravagantes.
A ideia é ajudar você a refletir sobre o seu estilo de leitura e como é possível adaptá-lo para melhorar usando técnicas simples e de fácil aplicação.