Logo abaixo disponibilizamos um breve resumo do livro Frei Simão para que você tenha uma idéia do assunto do qual ele trata. Se rolar a página você terá a oportunidade de fazer a leitura online.
Num monastério antigo morria com a idade de 38 anos, mas aparentando 50, Frei Simão. Calado e taciturno, ranzinza e solitário morrera de uma doença grave. Vivera seus últimos 5 anos em completa clausura, apenas saindo dali para se alimentar ou ir ao banheiro. Antes de morrer, o bispo chefe foi ouvir sua confissão e escutou apenas poucas palavras que aterrorizaram: "Morro odiando toda a humanidade!" O pobre bispo não sabia o que dizer disto e a dúvida de todos somente foi esclarecida quando achou-se um rolo de papel em que ele narrava suas desventuras.Pelo rolo soube-se que ele era filho de um casal de comerciantes prósperos e sempre foi temente ao pai. Possuía uma irmã de criação, Helena. Menina linda, meiga e delicada havia ficado órfã muito cedo e foi criada pelo padrinho. Foi bem recebida em casa, alimentada e educada.Tornou-se a irmã do Frei. Mas quando cresceram, ambos se apaixonaram, mas a paixão não foi aceita pelo pai. Ele tinha interesse em casar o filho com uma moça rica, por causa do dote. Escreveu a um sócio, que morava longe e mandou o filho para lá. Só que o filho não sabia que era para separá-los. Os meses se passaram e os amantes começaram a se escrever, declarando seu amor. Não tardou, o pai descobriu e proibiu as cartas. Por fim casou Helena com um agricultor que morava noutro condado e escreveu ao filho dizendo que ela contraíra uma moléstia e morrera. Era para ele voltar. Simão não voltou, entrou para o serviço religioso e tornou-se Frei Simão. Formado, foi convocado pelo bispo a pregar em outro lugar, mas antes passou pela casa do pai para revê-lo, já que era caminho. Contou aos pais onde ia e seus pais desesperados não queriam que ele lá fosse. Mas ele foi. Lá chegando, o povo o aguardava na velha igreja, pois sua fama como orador era muito grande. Começou a pregar. Logo chegou um casal de agricultores e veio sentar-se na frente para entende-lo melhor. O homem prestativo, a mulher de uma melancolia impressionante. De repente um grito é ouvido e a mulher cai desmaiada. O sermão é interrompido, todos observam a cena. O padre reconhece Helena, que não morrera e sim casara com outro, forçada pelo pai. Em choque Helena morre alguns dias depois para desespero de seu marido que a amava muito. Simão enterra-se no convento e não sai mais. Enlouquece. Tempos depois, um velho miserável pede ao abade superior para morrer no convento. Pede perdão ao filho, Simão. A mãe morrera algum tempo antes. Dizem que o velho também enlouquecera e logo depois morreu. Simão teve o mesmo fim.
Aqui você tem a opção de ler online o livro, além de também comprar a versão de papel caso tenha interesse. Utilize o botão "LEIA AGORA" (que está abaixo da capa do livro 👇) ou clique direto na capa do livro abaixo para iniciar a leitura.
* Se você gostou, sugerimos que apoie o trabalho do autor e adquira o livro. Para isso, clique no botão comprar. Se curtiu a leitura, por favor, compartilhe.
Baixe aqui um apanhado geral sobre o livro Frei Simão em PDF e distribua para quem você acha que gostaria de conhecer esta obra. O download está disponível para todos de forma gratuita.
Copie e cole o código abaixo (como HTML) no seu site/blog para inserir uma caixa que aponta para informações do livro:
Vai ficar assim:
Além deste livro que você está lendo, Machado de Assis tem outros 1306 livros cadastrados conosco. Veja aqui os outros livros do(a) autor(a), exibidos por ordem de preferência dos usuários.
Separamos algumas categorias de livros gratuitos para que você possa baixar.
Conheça os pontos fundamentais para uma leitura eficiente, sem apelar para técnicas mágicas ou métodos extravagantes.
A ideia é ajudar você a refletir sobre o seu estilo de leitura e como é possível adaptá-lo para melhorar usando técnicas simples e de fácil aplicação.