Logo abaixo disponibilizamos um breve resumo do livro Filosofia do indivíduo para que você tenha uma idéia do assunto do qual ele trata. Se rolar a página você terá a oportunidade de fazer a leitura online.
“Filosofia do indivíduo” é o terceiro de uma trilogia de livros dessa disciplina e faz a defesa de uma vida que se apoie no discernimento pessoal como o guia de sabedoria para se viver a vida.
Vai pela contra-mão da ideia de amor à sabedoria, ou seja, a algo que constitua um estado de plenitude de conhecimentos capazes de servirem de ferramentas para o nosso entendimento das coisas, colocando, no lugar, o discernimento. Critica as generalizações conceituais apresentadas pelos filósofos, que supostamente pretendem levar a um conhecimento universal, e o faz pela percepção de que, mesmo temas universais, porque atemporais e a-espaciais, possuem uma interpretação e uma vivência pessoais.
Não se pode falar que a relação de cada indivíduo, por exemplo, com temas como destino, a morte, Deus, o amor, a justiça e a origem das coisas seja idêntica. Cada um tem sua maneira de vivenciar esses assuntos e tal maneira não cabe em nenhum tratado de Filosofia.
Por isso, sua abordagem faz a defesa do que o título apresenta, de uma “Filosofia do indivíduo”, destacando que o único destino que importa é o de cada um; que Deus é matéria de fé pessoal; que ética tem uma natureza individualista; que política deve ser o resultado de trocas voluntárias e de relação baseada no consentimento mútuo; que o valor das coisas está na apreciação do sujeito, não intrinsecamente no objeto; que a filosofia clássica é coletivista e, por isso, não dá respostas ao indivíduo; que virtude não é troféu de caráter, mas ação com resultado para o sujeito.
O livro faz a defesa da valorização da vida vivida por oposição à vida contemplativa ou meditativa; coloca a Filosofia e a autoajuda no mesmo naipe de destruição do caráter pelas fantasias mentais que propõem; coloca em oposição filósofos clássicos versus conservadores e coletivistas/idealistas versus individualistas/céticos; demonstra que bom senso é o discernimento; que a preocupação do indivíduo livre não é chegar à verdade maior, mas a sua verdade; e, por último, que cada um de nós tem uma filosofia de vida que não deveria ser ignorada.
Em síntese, o livro faz a apologia do discernimento acima de qualquer ideia ou sistema de ideias, defendendo-o como o verdadeiro guia da vida, sabedoria inata, instintiva e intransferível, e alerta que, ignorar isso, alimentando-se da sabedoria dos filósofos e intelectuais, pode levar a um estágio de ruína emocional, medos, dúvidas, falta de fé na vida e fracasso ocupacional.
Aqui você tem a opção de ler online o livro, além de também comprar a versão de papel caso tenha interesse. Utilize o botão "LEIA AGORA" (que está abaixo da capa do livro 👇) ou clique direto na capa do livro abaixo para iniciar a leitura.
* Se você gostou, sugerimos que apoie o trabalho do autor e adquira o livro. Para isso, clique no botão comprar. Se curtiu a leitura, por favor, compartilhe.
Baixe aqui um apanhado geral sobre o livro Filosofia do indivíduo em PDF e distribua para quem você acha que gostaria de conhecer esta obra. O download está disponível para todos de forma gratuita.
Copie e cole o código abaixo (como HTML) no seu site/blog para inserir uma caixa que aponta para informações do livro:
Vai ficar assim:
Além deste livro que você está lendo, Noé Amós Guieiro tem outros 30 livros cadastrados conosco. Veja aqui os outros livros do(a) autor(a), exibidos por ordem de preferência dos usuários.
Separamos algumas categorias de livros gratuitos para que você possa baixar.
Conheça os pontos fundamentais para uma leitura eficiente, sem apelar para técnicas mágicas ou métodos extravagantes.
A ideia é ajudar você a refletir sobre o seu estilo de leitura e como é possível adaptá-lo para melhorar usando técnicas simples e de fácil aplicação.