Logo abaixo disponibilizamos um breve resumo do livro Brasil Provincial para que você tenha uma idéia do assunto do qual ele trata. Se rolar a página você terá a oportunidade de fazer a leitura online.
Grande parte dos historiadores brasileiros, entre eles Frei Vicente do Salvador e Varnhagen, prefere encarar a expansão portuguesa como uma saga heroica daqueles que representavam a civilização. Entretanto, um exame profundo da evolução histórica revela que o contato entre povos tão diferentes foi um processo doloroso. A conquista do Nordeste, bem como a de todo o território brasileiro, só foi possível graças ao extermínio dos naturais da terra e à desestruturação tribal. Varnhagen afirmou que a extinção do índio, no Norte, foi provocada, antes de tudo, por uma sucessão de cruzamentos raciais do que pelo extermínio, mas os fatos falam por si. O padre Vieira reconheceu que a população indígena do Maranhão diminuiu em 2 milhões entre 1615 e 1652, por causa das guerras e das epidemias, ambas trazidas pelos “agentes da civilização”. Ele escrevia em 1678: “Com a mesma certeza se Deus supor, que os mesmos índios, que tão necessários são, já os não há, por estarem todos os sertões açoitados e despovoados em distância de trezentos e quatrocentas léguas, e os poucos que se poderão ainda descobrir estão tão escandalizados do mau tratamento dos portugueses e tão desenganados de se lhes não guardar o que lhes promete e das tiranias com que eles se tem usado, que será muito dificultoso arrancá-los de suas terras [...]” (apud HOONAERT, 1992b: 405) Os próprios Anchieta e Nóbrega, que tanto defenderam o projeto de expansão portuguesa como algo vital para a disseminação da catequese indígena, enfatizaram: Anchieta – “[...] Donde bem se mostra o grande castigo de Deus dado por tantos insultos como são feitos e se fazem a estes índios, porque os portugueses vão ao sertão e enganam a esta gente, dizendo-lhes que venham com eles para o mar e que estarão em suas aldeias como lá em sua terra e que seriam seus vizinhos. Os índios crendo que é verdade, vêm-se com eles e os portugueses por se os índios não arrependerem lhes desmancham todas as suas raças e assim os trazem, e chegando ao mar os repartem entre si, uns levam as mulheres, outros os maridos, outros os filhos e os vendem”. (CAPISTRANO DE ABREU, 1998: 79) Nóbrega – “Uma coisa nos acontecia, que muito nos maravilha a princípio e foi que quase todos os que batizamos, caíram doentes, quais do ventre, quais dos olhos, quais de apostema; e tiveram ocasião os seus feiticeiros de dizer que lhes dávamos a doença com a água do batismo e, com a doutrina, a morte”. (RIBEIRO, 1986: 29)
Aqui você tem a opção de ler online o livro, além de também comprar a versão de papel caso tenha interesse. Utilize o botão "LEIA AGORA" (que está abaixo da capa do livro 👇) ou clique direto na capa do livro abaixo para iniciar a leitura.
* Se você gostou, sugerimos que apoie o trabalho do autor e adquira o livro. Para isso, clique no botão comprar. Se curtiu a leitura, por favor, compartilhe.
Baixe aqui um apanhado geral sobre o livro Brasil Provincial em PDF e distribua para quem você acha que gostaria de conhecer esta obra. O download está disponível para todos de forma gratuita.
Copie e cole o código abaixo (como HTML) no seu site/blog para inserir uma caixa que aponta para informações do livro:
Vai ficar assim:
Além deste livro que você está lendo, Adeilson Nogueira tem outros 362 livros cadastrados conosco. Veja aqui os outros livros do(a) autor(a), exibidos por ordem de preferência dos usuários.
Separamos algumas categorias de livros gratuitos para que você possa baixar.
Conheça os pontos fundamentais para uma leitura eficiente, sem apelar para técnicas mágicas ou métodos extravagantes.
A ideia é ajudar você a refletir sobre o seu estilo de leitura e como é possível adaptá-lo para melhorar usando técnicas simples e de fácil aplicação.