Logo abaixo disponibilizamos um breve resumo do livro O Continente Negro para que você tenha uma idéia do assunto do qual ele trata. Se rolar a página você terá a oportunidade de fazer a leitura online.
O processo começou com a saída de um estado que cobria todo o recém-descoberto Congo, nominalmente independente, mas realmente formando uma colônia na Bélgica, o rei Leopoldo fornecendo os fundos para esse fim. Stanley foi despachado em 1879 para estabelecer estações ao longo do curso inferior do rio, mas, para sua surpresa, descobriu que havia sido antecipado por Brazza, um português a serviço da França, que fora despachado em uma missão secreta para antecipar o rei dos belgas na tomada da importante foz do rio. Ao mesmo tempo, Portugal apresentou reivindicações pela posse da boca do Congo, e ficou claro que as rivalidades internacionais interfeririam na fundação de qualquer estado do Congo, a menos que algum acordo internacional definido fosse alcançado. Quase na mesma época, em 1880, A Alemanha começou a entrar em campo como uma potência colonizadora na África. No sudoeste da África e nos Camarões, e um pouco mais tarde em Zanzibar, foram apresentadas reivindicações em nome da Alemanha pelo príncipe Bismarck, que conflitava com os interesses ingleses nesses distritos, e sob sua presidência um congresso foi realizado em Berlim no inverno de 1884-85 para determinar as regras das reivindicações pelas quais a África poderia ser partilhada. As velhas reivindicações históricas de Portugal para a costa da África, em que ele havia estabelecido estações tanto no oeste quanto no leste, foram arrastadas pelo princípio de que a ocupação só é eficaz se puder fornecer uma reivindicação de soberania. Este grande princípio governará a partir de agora todo o curso da história africana; em outras palavras, a boa e velha regra da fronteira - Que tomem quem tem o poder. E eles devem ficar com o que puderem.
Aqui você tem a opção de ler online o livro, além de também comprar a versão de papel caso tenha interesse. Utilize o botão "LEIA AGORA" (que está abaixo da capa do livro 👇) ou clique direto na capa do livro abaixo para iniciar a leitura.
* Se você gostou, sugerimos que apoie o trabalho do autor e adquira o livro. Para isso, clique no botão comprar. Se curtiu a leitura, por favor, compartilhe.
Baixe aqui um apanhado geral sobre o livro O Continente Negro em PDF e distribua para quem você acha que gostaria de conhecer esta obra. O download está disponível para todos de forma gratuita.
Copie e cole o código abaixo (como HTML) no seu site/blog para inserir uma caixa que aponta para informações do livro:
Vai ficar assim:
Além deste livro que você está lendo, Adeilson Nogueira tem outros 362 livros cadastrados conosco. Veja aqui os outros livros do(a) autor(a), exibidos por ordem de preferência dos usuários.
Separamos algumas categorias de livros gratuitos para que você possa baixar.
Conheça os pontos fundamentais para uma leitura eficiente, sem apelar para técnicas mágicas ou métodos extravagantes.
A ideia é ajudar você a refletir sobre o seu estilo de leitura e como é possível adaptá-lo para melhorar usando técnicas simples e de fácil aplicação.