Logo abaixo disponibilizamos um breve resumo do livro Cunhagem Ibérica E Celtiberiana para que você tenha uma idéia do assunto do qual ele trata. Se rolar a página você terá a oportunidade de fazer a leitura online.
Antes da chegada dos cartagineses e romanos, a prata era fundamentalmente cunhada em Emporion, Rhode e Ass. As colônias gregas de Emporion e Rhode foram as primeiras cidades a cunhar moedas na Península Ibérica, mas a cunhagem mais antiga a ser descrita como ibérica em sentido cultural foi cunhada em Ass durante o século IV a.C., iniciando uma produção prolongada de moedas de prata com influências gregas que continuou durante o terceiro e segundo séculos a.C. Esses denários ibéricos, cunhados pela primeira vez na primeira metade do século II a.C., geralmente foram estudados separadamente das moedas da Segunda Guerra Púnica e considerados como um fenômeno independente. Em outras palavras, a criação de casas de cunhagem para denários ibéricos tornou-se um desafio para os estudiosos em termos de identificação de uma nova política monetária romana para a recém-criada província da Hispania. Antes disso, porém, as dracmas de Emporion e suas imitações ibéricas desempenharam um papel crucial no financiamento dos esforços de guerra dos romanos e, talvez, de certos povos ibéricos, criando um precedente que encorajava as emissões posteriores dos denários. Os cálculos mostram números altos para uma colônia grega como Emporion e revelam como seus projetos foram levemente modificados e sua produção aumentou sob a influência de Roma. Durante a conquista da Grécia, as cidades de Apollonia e Dyrrachium exibiram um padrão semelhante de cunhagem, adaptando sua produção à presença romana. As dracmas dessas cidades serviam aos propósitos romanos ao desembarcar na costa grega e para suas viagens ao longo da via Egnatia. A principal diferença reside no fato de os gregos já terem sido amplamente monetizados, enquanto os habitantes da seta ibérica estavam sendo apresentados a essas novas pequenas peças redondas de prata.
Aqui você tem a opção de ler online o livro, além de também comprar a versão de papel caso tenha interesse. Utilize o botão "LEIA AGORA" (que está abaixo da capa do livro 👇) ou clique direto na capa do livro abaixo para iniciar a leitura.
* Se você gostou, sugerimos que apoie o trabalho do autor e adquira o livro. Para isso, clique no botão comprar. Se curtiu a leitura, por favor, compartilhe.
Baixe aqui um apanhado geral sobre o livro Cunhagem Ibérica E Celtiberiana em PDF e distribua para quem você acha que gostaria de conhecer esta obra. O download está disponível para todos de forma gratuita.
Copie e cole o código abaixo (como HTML) no seu site/blog para inserir uma caixa que aponta para informações do livro:
Vai ficar assim:
Além deste livro que você está lendo, Adeilson Nogueira tem outros 362 livros cadastrados conosco. Veja aqui os outros livros do(a) autor(a), exibidos por ordem de preferência dos usuários.
Separamos algumas categorias de livros gratuitos para que você possa baixar.
Conheça os pontos fundamentais para uma leitura eficiente, sem apelar para técnicas mágicas ou métodos extravagantes.
A ideia é ajudar você a refletir sobre o seu estilo de leitura e como é possível adaptá-lo para melhorar usando técnicas simples e de fácil aplicação.