Logo abaixo disponibilizamos um breve resumo do livro Concordia Militvm para que você tenha uma idéia do assunto do qual ele trata. Se rolar a página você terá a oportunidade de fazer a leitura online.
Era importante que os exércitos do Oriente se familiarizassem com um governante do Ocidente. Antes, cunhar uma legenda chamada de “concordia” entre todos os exércitos fazia sentido propagandístico perfeito. Na abertura do terceiro século, o pluralismo monetário prevaleceu no mundo romano. No ocidente, o sistema monetário permaneceu, em suas linhas gerais, o posto em prática por Augusto e a casa da moeda de Roma manteve, com exceções temporárias, o monopólio da cunhagem nos três metais, ouro, prata e bronze. Nos Balcãs e no leste de língua grega, as principais moedas imperiais eram combinadas com uma multiplicidade de moedas locais em prata e bronze, principalmente no idioma grego, moedas batidas por várias colônias, cidades e koina (“província romana”). O bronze em particular, o meio no qual as transações diárias ocorreram, foi produzido em casas cujo número aumentou progressivamente para culminar em mais de 340 sob os Severos, localizados principalmente na Ásia Menor. Um século depois, em 294-296, o sistema não era mais dual: a reforma da moeda de Diocleciano estabeleceu um sistema unificado para o benefício exclusivo da moeda imperial central. As únicas denominações em moeda eram as do sistema romano, o latim tornou-se o idioma exclusivo das moedas e as casas de cunhagem que não as imperiais foram fechadas. O aparato de produção foi reduzido e, ao mesmo tempo, padronizado, desenvolveu-se uma densa rede de casas, ao longo das fronteiras e próxima das necessidades do exército, prefigurando a divisão tetrárquica do império em dioceses. As alterações, necessárias à desintegração do sistema monetário, ocorreriam por marcha forçada ao longo de um intervalo de 25 anos, entre o momento em que a moeda de prata no centro do sistema, o antoninianus, atingisse seu ponto de partida. maior degradação no início do reinado de Aureliano e aquela em que a reforma de Diocleciano abriu uma nova era.
Aqui você tem a opção de ler online o livro, além de também comprar a versão de papel caso tenha interesse. Utilize o botão "LEIA AGORA" (que está abaixo da capa do livro 👇) ou clique direto na capa do livro abaixo para iniciar a leitura.
* Se você gostou, sugerimos que apoie o trabalho do autor e adquira o livro. Para isso, clique no botão comprar. Se curtiu a leitura, por favor, compartilhe.
Baixe aqui um apanhado geral sobre o livro Concordia Militvm em PDF e distribua para quem você acha que gostaria de conhecer esta obra. O download está disponível para todos de forma gratuita.
Copie e cole o código abaixo (como HTML) no seu site/blog para inserir uma caixa que aponta para informações do livro:
Vai ficar assim:
Além deste livro que você está lendo, Adeilson Nogueira tem outros 362 livros cadastrados conosco. Veja aqui os outros livros do(a) autor(a), exibidos por ordem de preferência dos usuários.
Separamos algumas categorias de livros gratuitos para que você possa baixar.
Conheça os pontos fundamentais para uma leitura eficiente, sem apelar para técnicas mágicas ou métodos extravagantes.
A ideia é ajudar você a refletir sobre o seu estilo de leitura e como é possível adaptá-lo para melhorar usando técnicas simples e de fácil aplicação.