Logo abaixo disponibilizamos um breve resumo do livro EXOBIOLOGIA E ESPIRITISMO para que você tenha uma idéia do assunto do qual ele trata. Se rolar a página você terá a oportunidade de fazer a leitura online.
A abordagem que apresentamos na obra em questão é a de que o Espiritismo logo que começou a buscar alcançar o conhecimento relativo à Astronomia fez com que alguns astrônomos se aproximassem das atividades experimentais que eram desenvolvidas na Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, fundada por Allan Kardec. Dentre eles foi Nicholas Camille Flammarion quem mais se destacou.
Na Alemanha o astrônomo Friedrich Zöllner publicou diversos trabalhos sobre a Doutrina Espírita, e aqui no Brasil o grande Eurípedes Barsanulfo também ensinava Astronomia no Colégio Allan Kardec.
A Astronomia acrescida da ótica da existência das dimensões espirituais conduz invariavelmente para uma nova visão do Cosmos.
O elemento humano é parte integrante do Universo. A partir dessa conclusão vemos como é oportuna a visão cósmica que é oferecida pelo Espiritismo.
Santo Agostinho foi defrontado com uma difícil questão: O que fez Deus antes de criar o Universo? A resposta que ele encontrou foi a de que o tempo era uma propriedade do Cosmos, e, portanto, não existia o tempo antes da Criação, foi uma criação simultânea. Filosoficamente essa questão responde à pergunta,
entretanto, podemos supor que Deus tenha ficado inativo por um período qualquer, por menor que ele fosse?
A chamada Teoria do Big Bang “resolveu” a questão acima proposta, e Allan Kardec declarou em seu livro “A Gênese”:
“(...) O tempo é a sucessão das coisas, no começo da Gênese o tempo ainda não saíra do misterioso berço da Natureza e ninguém pode dizer em que época de séculos nos achamos, porquanto o pêndulo dos séculos ainda não foi posto em movimento”.
É conveniente que salientemos que a expansão do Universo e do espaço é simultânea segundo a Teoria do Big Bang, isto é, na medida em que o Universo se expande o espaço é criado (?).
Outro fato também “explicado” por essa mesma teoria é o de que é incorreto imaginar o início do Cosmos como uma explosão dada em um ponto específico do espaço, porque não há um ponto que possa ser considerado privilegiado (ou seja, o Universo é homogêneo), e também porque o conceito de explosão está associado a uma gradiente de pressão (a força de gradiente de pressão é a principal causa dos ventos, ela surge como resultado da diferença da pressão atmosférica de uma região para outra. A intensidade dessa força é maior quanto maior é a diferença de pressão atmosférica e menor a distância entre duas regiões), porque o Universo possui as mesmas propriedades físicas em toda a sua extensão (isto é, ele é isotrópico).
Ainda segundo a Teoria do Big Bang o Universo se expande a uma velocidade incrivelmente alta porque esta velocidade de expansão não é limitada pela da luz, já que não existe qualquer transporte de energia nessa expansão. E depois dizem que o Espiritismo apresenta teorias absurdas...
O tempo é uma das características cósmicas mais estudada, porque sabendo-se como o Cosmos é em um dado momento saberemos como ele será mais tarde.
A ideia de um tempo absoluto acabou após a Teoria Geral da Relatividade. Cada observador apresenta um grau diferente de percepção de acordo com o local onde se encontra, já que tudo está em constante movimento. É o conceito de espaço-tempo.
Se um jato de luz for lançado em um determinado tempo e em um ponto qualquer do espaço, na medida em que o tempo transcorre aquela luz se propaga como uma esfera cuja posição e tamanho são independentes da fonte emissora.
A luz que se propagou desde o início de sua emissão forma um cone tridimensional (chamado de luz futura do acontecimento) no espaço-tempo tetradimensional, e
igualmente temos um outro cone (chamado de luz pretérita) que constitui o conjunto de acontecimentos passados. Dessa forma temos dois cones formando um tipo de ampulheta, o local onde eles se encontram é o tempo presente. Esse é um modelo cosmológico bem aceito.
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