Logo abaixo disponibilizamos um breve resumo do livro A MEDIUNIDADE E A CIÊNCIA ESPÍRITA para que você tenha uma idéia do assunto do qual ele trata. Se rolar a página você terá a oportunidade de fazer a leitura online.
É uma questão importante o fato de a Doutrina Espírita apresentar elementos que podem ser cientificamente estudados – e comprovados – o que faz dela uma teoria diferenciada das outras em termos analíticos.
Não visamos a crítica gratuita, entretanto existem filosofias religiosas que se baseiam em eventos incomprováveis ou extremamente infantis, e ao contrário os assuntos espíritas foram e continuam sendo estudados por pesquisadores criteriosos do passado e do presente.
Sabemos bem claramente que em todos os tempos os seres humanos verificaram a existência de episódios de natureza metafísica que se misturavam com os mais comezinhos acontecimentos da existência cotidiana.
E como nos passado remoto as pessoas não conseguiam encontrar explicações racionais para os mesmos elas entenderam que se tratava da ação de forças de natureza sobrenatural.
Gradativamente de acordo com o progresso intelectual humano houve a adequação da compreensão e da interpretação de fatos tidos anteriormente como sobrenaturais. Entretanto os próprios pesquisadores
reconhecem que existem acontecimentos os quais as leis já conhecidas não se aplicam. No passado grande número de cientistas simplesmente ignorou a existência dos lances de natureza espiritual e mediúnica, esse era o caminho mais fácil, ignorar aquilo que não podiam dar uma explicação racional e admissível dentro de uma simples equação matemática.
Embora tenham sido negados peremptoriamente por muitos, os fenômenos não deixaram de acontecer e de espantar até mesmo aqueles mais críticos... Uma das tentativas de explicar cientificamente todo o conjunto de informações sobre os fenômenos medianímicos apresentados por Allan Kardec em seus livros foi à criação muitos anos depois da Metapsíquica por Charles Robert Richet. Metafísica ou Meta ta Physis (em grego – Além da Física).
Grandes pesquisadores do passado, como: William Crookes, Oliver Lodge, Cesare Lombroso, Fredrich Myers, Albert de Rochas, Camille Flammarion, etc, estudaram centenas e centenas de fenômenos medianímicos e se convenceram da realidade dos mesmos. Além disso, eles aplicaram em seus estudos criteriosa metodologia investigativa na intenção de dificultar ao máximo a produção de fraudes.
A priori os experimentos por eles realizados representam o que a Ciência da época podia alcançar. Eles foram honestos e conseguiram obter um número considerável de evidências
dos fatos que estudaram por anos e anos a fio. O certo é que ainda acontece que qualquer nova verdade que surge é olhada como coisa inverossímil e suscita inúmeras indignações por parte dos outros pesquisadores.
A novidade quase sempre incomoda aqueles que estão “acomodados” dentro de seu próprio saber... Tudo aquilo que nós ignoramos nos parece ser inverossímil, entretanto, o que hoje é inacreditável poderá fazer parte das verdades mais elementares amanhã...
Dentro da metodologia da experimentação a experimentação em si é algo relativamente fácil de ser levada a termo, contrariamente o método de observação já apresenta um número maior de dificuldades porque depende do entendimento do pesquisador sobre o que ele presenciou. A interpretação dada é, às vezes, mais obscura do que o próprio fenômeno analisado...
A teoria espírita não tem como ponto de partida ideias preconcebidas ou conceitos imaginários, ao contrário, ela é fruto de árduo e extenso trabalho de pesquisa das interrelações existentes entre a matéria e o espírito.
O conhecimento científico implica no conhecimento pelas causas, o qual é o modo mais íntimo e profundo de se atingir o real. Além disso, a Ciência verifica a regularidade dos fatos, a sua coerência lógica, a sua previsão, etc.
Generalizando a Ciência atinge a constituição íntima e a causa comum a todos os fenômenos da mesma qualidade. Assim a validade universal dos enunciados científicos confere à Ciência a prerrogativa de realizar prognósticos seguros.
E a finalidade da Ciência é manifestar a evidência dos fatos e não das ideias; p
Aqui você tem a opção de ler online o livro, além de também comprar a versão de papel caso tenha interesse. Utilize o botão "LEIA AGORA" (que está abaixo da capa do livro 👇) ou clique direto na capa do livro abaixo para iniciar a leitura.
* Se você gostou, sugerimos que apoie o trabalho do autor e adquira o livro. Para isso, clique no botão comprar. Se curtiu a leitura, por favor, compartilhe.
Baixe aqui um apanhado geral sobre o livro A MEDIUNIDADE E A CIÊNCIA ESPÍRITA em PDF e distribua para quem você acha que gostaria de conhecer esta obra. O download está disponível para todos de forma gratuita.
Copie e cole o código abaixo (como HTML) no seu site/blog para inserir uma caixa que aponta para informações do livro:
Vai ficar assim:
Além deste livro que você está lendo, João Fernandes da Silva Júnior tem outros 176 livros cadastrados conosco. Veja aqui os outros livros do(a) autor(a), exibidos por ordem de preferência dos usuários.
Separamos algumas categorias de livros gratuitos para que você possa baixar.
Conheça os pontos fundamentais para uma leitura eficiente, sem apelar para técnicas mágicas ou métodos extravagantes.
A ideia é ajudar você a refletir sobre o seu estilo de leitura e como é possível adaptá-lo para melhorar usando técnicas simples e de fácil aplicação.