José Humberto da Silva Henriques
Quero este livro!Logo abaixo disponibilizamos um breve resumo do livro Modelos de brincos conforme mostruário em couro de mamute para que você tenha uma idéia do assunto do qual ele trata. Se rolar a página você terá a oportunidade de fazer a leitura online.
Esse é um livro de poemas visuais extremamente interessante. Usando recursos de computador simples, um programa sem exigências demasiadas, J Humberto Henriques produz um texto lúdico, um conjunto de poemas visuais sem a menor pretensão de ser uma explosão gramatical. Porém, é nisso mesmo que reside esse fenômeno de grandeza. A simplicidade aliada ao estado perene do bom gosto do criador, as suas maneiras de dizer as coisas dentro de um estilo peculiar, tudo isso transparece nesses visuais que se iniciam com a sugestão de simples título e vão se carregando na textualização e na elaboração do processo criativo à medida que o livro alcança suas páginas mais avançadas.
O autor faz incursão ao longo de um tema que foi recorrente em seus poemas do passado. Aliás, a dizer-se de outra maneira, J Humberto Henriques não pode e nem deve ser considerado um autor com temas recorrentes porque depois de 340 livros publicados – vide Amazon.com/kindle, fica muito discutível se saber de recorrência. A obra é muito vasta e poderia ela albergar – ou não – temas de vasta amplitude e repetição. De qualquer maneira, há referências demasiadas quando se analisa com mais profundidade a obra e sua temática, sendo a orelha e seus fâneros, os brincos e seus fâneros, a boca e seus fâneros, elementos que tornam a obra precipitada nesse sensualismo inerente a tudo que se conforma diante da figura feminina. O brinco, nesse caso, considerado adorno fundamental ao semblante da mulher.
Em algum momento, amplia-se a conformação da temática e o tom monocórdico do binômio orelha/brinco agita-se e enfrenta outra dimensão, trazendo uma nostalgia plena e sem conflitos a alguma imagem estacionária, uma que deve estar se prorrogando na criação do autor. Surge uma certa estação – o trem de ferro com seus apitos e acessórios – e um cão passeia por ela, uma imagem que parece ser temporal e atemporal ao mesmo tempo, uma dimensão antiga de uma vida que parece ser longínqua demais dessa que se vive agora. Todavia, esse tipo de consideração vai muito além das letras. Esse é um livro divertido, colorido, brincalhão. De acordo com o estilo de J Humberto Henriques, por outra via da questão, é que se propõe a palavra em seu estado menos letárgico, aquele da evolução constante, fator que traduz a grandeza exponencial do processo criativo desse autor profícuo.
Analisando a perspectiva dessa Poesia cheia de surpresas e algumas contravenções, o que se tem de imediato é a oportunidade de encontrar no meio do lúdico e, aparentemente singelo, a grandeza da construção de uma obra pictórica e sistematicamente digital. Entretanto, dá para perceber que aqui pondera e prepondera o exercício da criatividade, fator que oxigena o processo de criação e dá vantagens de vanguarda a todo ele. Alguns poemas vão muito além disso tudo e se afinam numa perspectiva muito saudável de novidades. Há quem vá encontrar nessa corporificação do experimental um impacto de certa surpresa. Porém, cabe ao leitor fazer disso a banda agradável do que se acha ou não. Esta Poesia, ao ser analisada com parcimônia e critério, extrapola demais à simples condução pessoana do texto. Aqui, a modernidade busca novos rumos e entendimento com a amplitude da recriação. Uma poesia cheia de interfaces e de pluralidades.
Há um momento em que a Poesia Experimental chega a um certo limite de construção, pelo menos do ponto de vista teórico. Algumas vezes, a associação com outros tipos de Artes Plásticas acaba por abrir as possibilidades e esses limites são estendidos, alcançando mesa a Poesia Sonora a capacidade de sensibilizar aquelas almas que estão em busca de alguma coisa mais longínqua de Os Lusíadas, do grande Camões. A evolução determina o senso humano do progresso. Por isso, a dimensão ampla dessas veredas novas a serem buscadas.
Quando a Poesia admite essa produção inesperada, sempre ruge o impacto do experimentalismo – conforme aconteceu com o Dadaísmo em época diversa desse mundo atual – é sempre salutar.
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